quinta-feira, 5 de maio de 2022

 

CARACTERÍSTICAS DE UM MUNDO GLOBALIZADO

                                                                    Prof. Ivalcy Thomaz T de Melo

A  tecnologia e a informática aproximaram as distâncias, porém aprofundaram as diferenças entre as pessoas.  Em tempo real é possível se comunicar com pessoas do outro lado do mundo  para namorar, para comprar e para vender. Tudo acontece numa velocidade que aproximam as pessoas de diferentes partes do planeta. Por outro lado, também a desigualdade nunca foi tão abismal como se verifica nos dias atuais.

O mundo globalizado se define,   basicamente,  por duas características: um mercado volátil e a imediaticidade da informação. O que quero dizer com um mercado volátil, não faz muito tempo, comprava-se e vendia-se diretamente entre pessoas envolvidas na negociação. Num mercado volátil, em constantes mudanças,  as negociações são virtuais, o consumidor não precisa pegar no dinheiro,  basta um simples clique, uma aproximação de cartão ou mesmo, o apertar de um botão,  e  o capital sai de uma mão e passa para a outra,  em qualquer lugar do planeta. O dinheiro se movimenta numa fluidez inimaginável. Se perde e se ganha grandes forturnas em questão de dias ou até mesmo  de horas.

Nesse novo tipo de mercado, as bolsas de valores, espalhadas pelo mundo,  servem de termômetro da saúde financeira das pessoas e  da riqueza das nações.  As ações são negociadas com tanta rapidez que os acionistas tiram e colocam,  ao bel prazer,  seu dinheiro numa um país para outro, tudo numa breve ordem:  - Faça-se! Não se importando muito com o que acontecerá com as pessoas de uma tal localidade. O que elas faram? Como vão lhe dar sem seus empregos , sem os saláios que recebiam.  O mercado é globalizado, mas as pessoas não . Elas não acompanham a mudança da empresa para outra localidade. Elas ficam.  O ruim disso é que a entrada e a saída de dinheiro de maneira tão vertiginosa afundam as nações em crises sucessivas. O mercado volatizado é uma arma que modifica a vida das pessoas de um país da noite para o dia, porém ninguém tem responsabilidade por isso. -  Ah! mas coisas são assim mesmo.

Outra característica é a imediaticidade da informação. As pessoas hoje passam mais tempo em frente ao computado e do celular que conversando com os parentes e amigos. Elas ficam aflitas querendo saber do último fato, o último babado. É um excesso de imagens e informação que se perde o senso de proximidade.  Todo tipo de informação é consumida. Do gourmet a sexualidade, do entretenimento ao escândalo político. As pessoas compartilham seus hábitos, suas intimidades tudo para ganhar mais visualizações. Pode-se denegrir a vida do outro ou da outra com vista a receber um “joinha”. A nudez do outro ou da outra é um meio de se ganhar mais like. A coisa chega a tal ponto que não se sabe a natureza da notícia: Mas, então isso é verdade ou é mentira!?  

 Fake News, esse foi o  termo criado pelos norte americanos, para falar de uma mentira que circula com ares de verdade. O conteúdo da notícia depende do espaço mediático no qual ela é difundida. Para cada tipo de consumidor um propósito de notícia. Ninguém quer saber muito da verdade. A verdade é relativa. Importa mesmo é  o  gosto das pessoas por uma informação: - isso é bom, isso é inútil! Não é a informação em si que autentica a verdade,  mas o meio que determina o grau de aceitabilidade da informação, Mc Luhan o grande teórico da comunicação já dizia que “o mundo se tornou uma aldeia global”.  Numa aldeia todos se conhecem, mas como numa aldeia o modo de vida é rudimentar e pré-civilizatório.

De tudo o que foi dito,  deduz-se, uma que no mundo globalizado  as fronteiras da comunicação, aproximaram, sim,  as pessoas, porém as afastam daquilo que é mais característico do humanismo, a preocupação com o outro, com seus sofrimentos, suas dificuldades, suas dores, seus valores.

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