CARACTERÍSTICAS DE UM MUNDO
GLOBALIZADO
Prof.
Ivalcy Thomaz T de Melo
A tecnologia e a informática aproximaram as
distâncias, porém aprofundaram as diferenças entre as pessoas. Em tempo real é possível se comunicar com
pessoas do outro lado do mundo para namorar,
para comprar e para vender. Tudo acontece numa velocidade que aproximam as
pessoas de diferentes partes do planeta. Por outro lado, também a desigualdade
nunca foi tão abismal como se verifica nos dias atuais.
O mundo
globalizado se define, basicamente, por duas características: um mercado volátil e
a imediaticidade da informação. O que quero dizer com um mercado volátil, não
faz muito tempo, comprava-se e vendia-se diretamente entre pessoas envolvidas
na negociação. Num mercado volátil, em constantes mudanças, as negociações são virtuais, o consumidor não
precisa pegar no dinheiro, basta um
simples clique, uma aproximação de cartão ou mesmo, o apertar de um botão, e o
capital sai de uma mão e passa para a outra, em qualquer lugar do planeta. O dinheiro se
movimenta numa fluidez inimaginável. Se perde e se ganha grandes forturnas em
questão de dias ou até mesmo de horas.
Nesse
novo tipo de mercado, as bolsas de valores, espalhadas pelo mundo, servem de termômetro da saúde financeira das
pessoas e da riqueza das nações. As ações são negociadas com tanta rapidez que
os acionistas tiram e colocam, ao bel
prazer, seu dinheiro numa um país para
outro, tudo numa breve ordem: - Faça-se!
Não se importando muito com o que acontecerá com as pessoas de uma tal
localidade. O que elas faram? Como vão lhe dar sem seus empregos , sem os
saláios que recebiam. O mercado é
globalizado, mas as pessoas não . Elas não acompanham a mudança da empresa para
outra localidade. Elas ficam. O ruim
disso é que a entrada e a saída de dinheiro de maneira tão vertiginosa afundam
as nações em crises sucessivas. O mercado volatizado é uma arma que modifica a
vida das pessoas de um país da noite para o dia, porém ninguém tem
responsabilidade por isso. - Ah! mas
coisas são assim mesmo.
Outra
característica é a imediaticidade da informação. As pessoas hoje passam mais
tempo em frente ao computado e do celular que conversando com os parentes e
amigos. Elas ficam aflitas querendo saber do último fato, o último babado. É um
excesso de imagens e informação que se perde o senso de proximidade. Todo tipo de informação é consumida. Do
gourmet a sexualidade, do entretenimento ao escândalo político. As pessoas
compartilham seus hábitos, suas intimidades tudo para ganhar mais visualizações.
Pode-se denegrir a vida do outro ou da outra com vista a receber um “joinha”. A
nudez do outro ou da outra é um meio de se ganhar mais like. A coisa chega a
tal ponto que não se sabe a natureza da notícia: Mas, então isso é verdade ou é
mentira!?
De
tudo o que foi dito, deduz-se, uma que no
mundo globalizado as fronteiras da
comunicação, aproximaram, sim, as pessoas,
porém as afastam daquilo que é mais característico do humanismo, a preocupação
com o outro, com seus sofrimentos, suas dificuldades, suas dores, seus valores.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial